ICAR – Vem ser Feliz!

icar-iate-clube-site-yacht-logomarca-111w

HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA

evoluindo desde 1953

Em 1953 um grupo de amigos comerciantes, principalmente do ramo de massames (artigos náuticos em geral), dentre os quais se destacavam Eduwaldo Lisboa, Walter Mirandella, José da Graça Malta, Jayme Soares Alves e Paulo Costa, almoçaram juntos, diariamente, nas imediações da Rua 1º de Março, próximo às suas lojas. Constantemente a tônica dos assuntos era – até por dever de ofício – o mar, embarcações, as pescarias e a grande paixão de todos: a Caça Submarina.

Em conversa com o amigo João Batista Carvalho de Oliveira, co-proprietário de uma fazenda em Angra dos Reis que estava sendo loteada, Eduwaldo recebeu a proposta para coordenar, juntamente com seus amigos, a criação de um clube náutico em um terreno da fazenda junto ao mar.

Prontamente a sugestão foi levada ao grupo, que imediatamente a aceitou. Inúmeras visitas ao local foram feitas e, entre o final de 1953 e início de 1954, eles se dedicaram a estruturar juridicamente a nova agremiação, além de convidarem outros amigos a se filiarem como sócios-fundadores. 

Em 1º de junho de 1954 foi realizada a Assembléia de Fundação do Iate Clube de Angra dos Reis. Sob a presidência de Ramon B. van Buggenhout e secretariada por Washington E. de Araújo Soares, assinaram a ata 85 sócios-fundadores.

Com um terreno de 10.000m2 à beira mar, nasce o Icar, uma entidade para a prática e o incentivo de todos os desportos náuticos. 

Em 1955 a equipe de caça submarina do ICAR se inscreveu em seu primeiro Campeonato Brasileiro do esporte. E, em 1956, foi lançado um Livro de Ouro para angariar verba para a construção do primeiro hangar do clube. Tal livro e eventos diversos com a venda de com ingressos viabilizaram a construção.

Na década de 1980 a vela também entrou como esporte para os associados Ao longo dos anos o Icar também conquista importância nacional na prática, chegando a realizar um evento internacional neste esporte.

A estrutura de hospedagem no clube também foi sendo melhorada e modernizada, visto que a maioria dos sócios não são moradores de Angra e usam o clube também como uma pousada.

O Icar continua ainda hoje, evoluindo, buscando atender aos anseios de seus sócios, sempre focado na paixão pelo mar, pelo esporte, pela convivência saudável e harmônica das famílias!